O Entretenimento Mundo Antigo

Descobertas arqueológicas revelam como os jogos e passatempos moldaram a cultura na antiga Mesopotâmia.

Arqueologia Bíblica

O Entretenimento Mundo Antigo

Escrito por:Sérgio Mical

Publicação:27/06/2025

Descobertas arqueológicas revelam como os jogos e passatempos moldaram a cultura na antiga Mesopotâmia

Durante as expedições arqueológicas em Ur (atual Iraque), entre 1922 e 1934, o arqueólogo britânico para futuras pesquisas sobre a antiga Mesopotâmia, que passou a ser conhecida como o "berço da civilização". Suas descobertas revelaram valiosos mistérios sobre a vida cotidiana, arte, arquitetura, literatura, governo e religião da época.

Através das descobertas arqueológicas na região do Oriente Médio, os arqueólogos e historiadores cumprem a penosa tarefa de desvendar a história e cultura dos povos antigos. Esses artefatos, geralmente encontrados em ruínas de cidades antigas, abrangem desde estruturas de casas, palácios e templos até itens do cotidiano da vida privada, como pratos, brinquedos e ou mesmo jogos para o entretenimento da época.

Destaca-se entre essas descobertas, um achado singular: o Jogo Real de Ur[1], datado de 2600 a 2400 a.C. Este jogo oferece uma fascinante visão sobre os costumes e entretenimentos da antiguidade.



O Entretenimento Mundo Antigo


O Jogo Real de Ur era amplamente praticado em toda a região da Mesopotâmia, tendo grande popularidade em sua época. Também conhecido como "O jogo dos 20 quadrados" pelos egípcios, inúmeras cópias foram encontradas em todo o Oriente Médio. Tabuleiros semelhantes foram descobertos na tumba de Tutancâmon, explorada em 1922 pelo arqueólogo Howard Carter.

Ao contrário de muitos outros jogos antigos, conhecemos detalhes sobre como este era jogado, graças à tradução de um tablete cuneiforme que continha suas regras. Essa tradução foi realizada em 1980 por Irving Finkel, que na época era curador do Museu Britânico. O tablete cuneiforme que descrevia as regras é datado de 177 a.C., e foi escrito por um astrônomo chamado Itti-Marduk-balatu.

Na atualidade, o Gamão é um dos jogos mais populares de todo o Oriente Médio e é provável que tenha sua raiz no Jogo Real de Ur e outros tabuleiros mesopotâmicos.



Como jogar


É necessário estratégia e velocidade, já que o objetivo do jogo é ser o primeiro jogador a retirar todas as peças do tabuleiro. Com uma semelhança ao jogo moderno "Ludo", o Jogo Real de Ur apresenta a seguinte mecânica:


  • Dois jogadores
  • Sete contadores cada – você pode usar qualquer coisa – moedas, papel ou contadores de outro jogo
  • Um quadro – como o exemplo abaixo;
  • Um dado ou quatro bastões.


Regras


Cada jogador tem metade do tabuleiro. O objetivo do jogo é mover sua peça para o tabuleiro e levá-la com sucesso para o outro lado do tabuleiro e depois retirá-la.


  • Após lançar os dados, move uma peça para o tabuleiro, a peça anda no tabuleiro conforme o número retirado no dado;
  • Um quadrado só pode ter uma peça;
  • Você pode ter qualquer número de peças no tabuleiro;
  • Se o seu oponente pousar exatamente em uma de suas peças, sua peça será expulsa do tabuleiro e deverá reiniciar a jornada;
  • Os quadrados azuis, conforme mostrado no tabuleiro, são seguros. Somente na faixa central as peças podem ser enviadas para fora do tabuleiro;
  • Os quadrados com rosetas são seguros e uma peça não pode ser enviada para fora do tabuleiro;
  • Se você pousar exatamente em um quadrado de roseta, receberá um bônus imediato, podendo jogar mais uma vez os dados;
  • Para tirar sua peça do tabuleiro com sucesso, você deve lançar o número de quadrados necessários. Por exemplo, na última roseta, você deve lançar um dois para tirar sua peça do tabuleiro com sucesso. Se você não lançar o número certo, não poderá mover aquela peça;
  • A primeira pessoa a conseguir colocar todas as suas peças dentro e fora do tabuleiro vence;


Jogue online: https://www.playonlinedicegames.com/royal-game-of-ur


Foto 1: Jogo Real de Ur reconstruído, Museu Britânico.

Foto 2: Tablete Cuneiforme com regras do jogo, Museu Britânico.